7/25/2017

julho 25, 2017

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) deu início ontem, em Luanda, à formação de formadores municipais que, vão formar os membros das mesas das Assembleias de Voto, a partir de 31 de Julho até 11 de Agosto.

Os membros das mesas das assembleias de voto, que vão trabalhar nas eleições gerais de 23 de Agosto deste ano, começam a ser formados na próxima semana.
O presidente da Comissão Municipal Eleitoral de Luanda, José Etelvino do Espírito Santo, disse que, nesta acção, a província de Luanda prevê formar 1.032 formadores municipais, que vão formar 32.840 membros das Assembleias de Voto.
A formação de formadores para os membros das mesas das assembleias de voto decorre simultaneamente na província, até ao dia 28 deste mês, nos municípios de Luanda, Belas, Cacuaco, Cazenga, Icolo e Bengo, Kilamba Kiaxi, Quiçama, Talatona e Viana. Os formandos, que até sexta-feira passam a ser formadores, são capacitados sobre questões de operações preliminares (questões de organização), processo de votação e contagem dos votos.
Na Biblioteca Distrital do Rangel, estão a ser formados 47 formadores do distrito urbano do Rangel e 19 do distrito urbano do Neves Bendinha. Na Biblioteca Distrital da Ingombota, estão a ser formados 36 formadores do distrito da Ingombota. Na Biblioteca Distrital da Samba, estão a ser formados 37 formadores do distrito da Samba e 25 do distrito urbano da Maianga.
No município do Cazenga, estão a ser formados, no Complexo Escolar do Cazenga, cerca de 140 formadores, distribuídos em quatro salas. 
O presidente da Comissão Municipal Eleitoral de Luanda, José Etelvino do Espírito Santo, realçou a importância da formação e disse que existe um plano de formação que obedece fases. Neste momento, acrescentou, que decorre a terceira fase, de 24 a 28 Julho, que é a formação de formadores municipais.
A quarta e última fase, de 31 de Julho a 11 de Agosto, é a formação dos membros das mesas das assembleias de voto. A primeira fase começou com a formação de formadores nacionais e a segunda, com a formação de formadores provinciais.
José Etelvino do Espírito Santo disse que, cada mesa de voto deve ter cinco membros, um presidente, um secretário e três escrutinadores e todos devem ser formados para que cada um, dentro das suas responsabilidades, cumpra com as suas tarefas no dia do voto. 
O presidente da comissão municipal disse ainda que a província de Luanda conta com 6.568 mesas de voto e 1.616 assembleias de voto.
A formadora provincial, Fátima Ferreira, que acompanha os formandos do distrito urbano do Rangel, disse que os mesmos passaram por um processo de recrutamento, no qual foram aprovados e estão a receber a formação. A duração da formação é de cinco dias e as aulas iniciam às 8 até 16 horas, com intervalos.
“A formação vai basear-se em três aspectos fundamentais que são operações preliminares, o processo de votação e contagem dos votos”, disse Fátima Ferreira.

Formação em Menongue
Ao todo, 20 agentes, que vão formar os membros das mesas das assembleias de voto para as eleições de Agosto próximo, participam desde segunda-feira, na cidade de Menongue, Cuando Cubango, numa acção formativa promovida pela Comissão Provincial Eleitoral (CPE). Durante cinco dias, os formadores vão ser munidos de conhecimentos sobre o manuseamento do material constante nos kits eleitorais, conteúdos teóricos e práticos de votação, apuramento dos resultados do voto, operações preliminares, contagem de votos, elaboração da acta das operações eleitorais, encerramento das mesas e assembleias de voto e modelos de boletim de voto.

Da acção formativa, constam ainda temas como os modelos de reclamação sobre os actos do processo eleitoral, pauta de contagem de voto e o termo de entrega dos sacos invioláveis à Comissão Municipal Eleitoral (CME).
.
Fonte: Jornal de Angola

0 comentários:

Enviar um comentário